Coral de meninos lança 'Angelis': New Soul da Espanha
por Howell Llewellyn
MADRID - Dois anos após deslumbrar a indústria da música com o enorme sucesso dos cânticos de 'Gregorian', do coral dos monges reclusos do monastério de Santo Domingo de Silos, a Espanha está novamente presenteando nossas almas celestiais e musicais.
Antes dos monges, foram as freiras. Um coral de freitas de Benedictine do norte da Espanha entraram para as paradas em dezembro com sua própria contribuição de cantochão (espécie de canto gregoriano), embora no início de fevereiro, após semanas nas paradas, o álbum 'Cantate Domino, Alleluya' havia subido somente para a posição 22. Vendeu menos que 50.000 unidades de acordo com o registro da TV espanhola RTVE Música.
Saindo-se muito melhor, entretanto, é o chamado coral de "vozes brancas" de um dos mais conhecidos monastérios do mundo, El Escorial, localizado bem ao norte de Madrid.
El Escorial é um centro religioso em pleno funcionamento e possui um dos mais prestigiados corais de meninos do mundo, o Elbosco. A EMI-Hispavox decidiu tocar na veia espiritual, que foi não só refletido pelos monges e freiras mas por tais atos como de Enigma e Sacred Spirit, pela gravação do coral dentro dos muros do monastério.
No início de fevereiro, "Angelis" do grupo Elbosco passou 10 semanas no topo das paradas, atingindo a posição 4, excedendo 150.000 unidades.
O gerente de produtos da EMI internacional Boris Aguirreche aponta que, ao contrário de outros atos espirituais, o Elbosco não utilizou material pré-gravado. Em vez disso, as vozes divinas dos meninos são combinadas com apoio instrumental mínimo e uma voz masculina em inglês que ocasionalmente ecoa como um tipo de "rap de igreja".
O coral de meninos usa algumas vozes femininas, mas o modelo deles para o álbum 'Angelis' é o som dos cantores castrados do' Italian Middle Ages', em vez do anterior e mais bíblico canto do grupo Gregorian.
"No entanto, a música é angelical, e esse é o porquê de estar vendendo" diz Aguirreche. "As vozes dos meninos são as asas que te levam ao céu. Através dos séculos, astrólogos, físicos e arquitetos tem atribuído qualidades mágicas ao El Escorial, e nós achamos que isso vem através da gravação."
Ao contrário do canto do grupo Gregorian de monges e freiras, 'Angelis' utiliza ritmos que não estariam fora de qualquer gênero contemporâneo. As 13 faixas contém um pouco de trance e techno.
Cópia do artigo original da revista Billlboard, 9 de março de 1996. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário